NUTRIÇÃO CLÍNICA

A nutrição tem um papel muito importante na vida de cada indivíduo, mesmo antes de sua concepção. Para ter um quadro nutricional adequado não basta estar dentro da faixa de normalidade de peso. A boa nutrição vai muito além disso. O corpo humano possui necessidades de diferentes nutrientes, que agem de formas específicas nas funções do organismo.
Durante toda a vida, as necessidades nutricionais mudam, de acordo com faixa etária, sexo, alterações metabólicas e patologias presentes. Para garantir um melhor cuidado individual é preciso consultar o profissional habilitado nesta área. O nutricionista é quem auxilia no cuidado nutricional, levando em consideração todas as variáveis individuais.
Vale ressaltar que o foco do atendimento da MaxClin Nutrição é promover a mudança de comportamento a longo prazo. Sem dietas restritivas, que levam a um resultado imediato e à piora do paciente.

DOENÇAS CRÔNICAS

Acompanhamento nutricional na prevenção e no controle de doenças crônicas não transmissíveis.
A alimentação é um dos fatores de risco modificáveis mais importantes na prevenção e no controle de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, alteração de colesterol e obesidade, entre outras. A alimentação deve ser bem avaliada e orientada individualmente, para melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde.

GESTAÇÃO E INTRODUÇÃO ALIMENTAR

Acompanhamento nutricional durante a gestação.
A gestação é um período relativamente curto, pela importância que assume na vida da mãe e do bebê. O acompanhamento contínuo do estado nutricional durante esse período contribui para o ganho de peso ideal, evitando o excesso e a retenção de peso no pós-parto.
O objetivo é utilizar estratégias de educação alimentar e nutricional e de promoção da alimentação saudável, que garantam crescimento e desenvolvimento adequados ao feto. Além de orientar as mães, ainda durante a gestação, sobre a importância do aleitamento materno.

Orientação nutricional durante a fase de introdução alimentar
A introdução alimentar é o início da aquisição dos hábitos alimentares. Investir em ações de saúde e nutrição na infância é investir em alimentação saudável no futuro. O objetivo, durante esse período, é incentivar a introdução de alimentos de qualidade em tempo oportuno, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS.

NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL

A nutrição comportamental ao defender conjuntamente, na prática, os aspectos fisiológicos, sociais, culturais e emocionais da alimentação em contraposição a um foco biologicista da nutrição, tem objetivo de que a atuação do nutricionista mais humanizada e empática, para real promoção da mudança de comportamento. Não se preocupa somente com os nutrientes, mas também com o porquê que a pessoa come, como, onde e com quem se alimenta, também levando em consideração inúmeros fatores, dentre eles, aspectos culturais, religiosos, psicossociais e econômicos. Não existe prescrição de cardápios, muito menos dietas restritivas, as quais comprovadamente estão associadas aos distúrbios de comportamentos alimentares como episódios de compulsão alimentar. Assim a pessoa é tratada de forma extremamente individual para aprender a lidar de forma funcional e com muito prazer com a comida.

Nutricionista responsável:
Alessandra Feierabend Engracia Garcia (CRN3: 24.449)
Nutricionista clínica especialista em Estética pelo IPGS. Mestre em Ciências (Psicobiologia) - USP.
Atuação principal: comportamento alimentar, transtornos alimentares, imagem corporal.
@alessandranutri